Resenha: A Esperança {Suzanne Collins}


Autor: Suzanne Collins
Série: Jogos Vorazes
Volume: 3 de 3
Editora: Rocco
Paginas: 400
Resenhas Anteriores: Jogos Vorazes; Em Chamas
Classificação: 5/5

 A coragem de Katniss nos jogos fez nascer a esperança em um país disposto a fazer de tudo para se livrar da opressão. E agora, contra a própria vontade, ela precisa assumir seu lugar como símbolo da causa rebelde. Ela precisa virar o Tordo. O sucesso da revolução dependerá de Katniss aceitar ou não essa responsabilidade. Será que vale a pena colocar sua família em risco novamente? Será que as vidas de Peeta e Gale serão os tributos exigidos nessa nova guerra? Acompanhe Katniss até o fim do thriller, numa jornada ao lado mais obscuro da alma humana, em uma luta contra a opressão e a favor da esperança.


Em uma guerra nenhum dos lados ganha e a humanidade tem um talento único em descobrir formas de se destruir. Essas são algumas mensagens que Suzanne Collins passou pra mim quando terminei de ler A Esperança, terceiro e último livro da série Jogos Vorazes! Já estou até órfã!

Mas o nome do livro também tem sentido de ser, porque apesar de tudo, somos feitos também dessa chama que nos faz seguir em frente. Que nos faz levantar para mais um dia por mais que as coisas não estejam tão boas no momento, por mais que a dor seja extrema. Essa chama que é a Esperança!

Neste livro, a guerra finalmente estoura entre os Distritos, liderados pelo Distrito 13 que até então se achava que não existia mais, e Katniss é uma peça muito importante no processo. Ela precisa ser o Tordo da revolução, a própria Esperança de toda a Panem. Ela e os demais sobreviventes do Massacre Quaternário vão viver sobre a proteção do Distrito 13, pois já não existe mais o 12. Como o Tordo, Katniss é testada, treinada e quebrada várias vezes até que tudo acaba... a partir do motivo para tudo ter começado e pelas mãos da causa – e das pessoas – que ela abraçou.

Suzanne não poupou palavras e descrições nesta guerra. Ela mostrou, com riqueza de detalhes, todo o embate político; o uso das pessoas e seus sentimentos como marionetes para fins específicos e as mortes inevitáveis, mas “necessárias para a causa” ou, para quem está mais familiarizado com o termo: “para o bem maior” (Harry Potter 7!)! Em outros livros com guerras, como o próprio HP; Amanhã ou Senhor dos Anéis, existia um bem contra um mal; uma segurada na caneta na hora das mortes; a perda de personagens não tão importantes ou que sentimos muito pouco. N’A Esperança não tem isso. É uma guerra e ponto. Todos estão nela arriscando tudo e alguns mostram seu melhor; outros seu pior, mas todos fazem o possível e o impossível; o aceitável e o horroroso, para sair vencedores.

No primeiro livro da série, em Jogos Vorazes, Stephenie Meyer nos conta na contracapa:

“A história me fez passar várias noites em claro porque, mesmo quando terminava de ler ficava acordada pensando”.


É assim que fiquei e ainda estou, mesmo depois de outras leituras e de algum tempo!! Segue abaixo fotos do filme baseado no primeiro livro! Já tô uma pilha de ansiosa e quero passar para vocês também!! hehe






O lançamento mundial é em 23 de março de 2012!

A Vanity Fair publicou uma foto interativa para conhecermos os personagens! É só deixar o mouse em cima de cada um para aparecer a ficha! E a revista também publicou uma entrevista com a atriz que interpreta a Katniss: Jennifer Lawrence!

Ah! Finalmente comprei meu tão sonhado nicho!!! E Jogos Vorazes já está lá, em seu lugar de honra! =]

Comentários

Vitinho disse…
Anisosao pelo filme e eu nem li o livro ainda XD... acho q vou ler qdo sair o filme, ai ja tenho um imagem bem nitida pra cada personagem.
Evy disse…
Faltam 15 páginas pra eu terminar e já estou assim pensando como você...
A minha vontade é de abrir o livro aqui, agora neste exato momento e terminar de ler de uma vez...

Bjs
Só Lendo disse…
Já li sua resenha amiga!! Só que li no celular e não deu para comentar ainda! Teeenso, né!?!?!?

Relendo a minha resenha e lendo a sua, todas aquelas sensações voltaram!! Mal posso esperar o filme!!

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha: Pântano de Sangue {Pedro Bandeira} e Novidades!!

Resenha: Dom Quixote {Miguel de Cervantes}

Resenha: Anjo da Morte - Os Karas {Pedro Bandeira}